#SBTS: Dicas de organização escolar

Olá a todos.
Desde que o blog começou que não me recordo de vos trazer dicas de organização escolar.
Para tal, hoje trago-vos então 8 dicas de organização.
Por isso, vamos lá!
Espero que gostem, beijinhos e até ao próximo post.


1- Preparar tudo no dia anterior: A meu ver, se há coisa que mais me custa é ter de me levantar mais cedo para poder arrumar a mochila pela manhã. Basta preparem tudo no dia anterior depois de jantar ou mesmo antes de se deitarem. Assim, pouparam mais tempo pela manhã e, como é obviu poderão ficar mais um minutinhos de manhã na cama. Contudo, evitaram, então, esquecer-se de alguma coisa.


2- Não colocar coisas desnecessárias na mala: Se há coisa que menos gostamos, principalmente quem está o dia todo na escola e que anda sempre a mudar de sala, é de andar com a mochila cheia de coisas, muitas delas que nem precisamos. Como coisas necessárias na mala, refiro-me, então, o básico escolar, estojo com material de escrita, livros e cadernos das disciplinas para o dia em questão, capa para guardar as folhas das disciplinas ou mesmo recados do director de turma, a chamada necessaire no caso das mulheres onde acabamos por guardar artigos mais íntimos e que precisaremos no nosso dia-a-dia e claro o lanche, para aqueles que não gostam de perder tempo nas filas do bar. Quanto a objectos desnecessários falo, então, de que como está representado na imagem, de máquinas fotográficas, pois hoje em dia podemos fazer isso a partir do telemóvel, doces pois acabaram por nos "encher" a barriga e acabaremos por não fazer as refeições corretas e claro acabaremos sempre por ter de dar alguns a amigos pois há sempre que nos peça :D.


3- Usar a agenda: Se há coisa bastante prática são agendas. Nelas podemos planear não só a nossa vida escolar como, também, o nosso dia-a-dia. A partir delas podemos, então, guardar tudo, desde datas de testes, entregas de trabalhos, consultas do médico, tudo, organizando então melhor os nossos dias de forma pratica, útil e ideal para o nosso dia. 


4- usar aplicações escolares no smartphone: Hoje em dia quase toda a gente tem um smartphone. Apesar de caros estes ainda trazem algumas vantagens. Dentro de tantas uma delas é podermos usá-los como método de organização e de trabalho. Falo-vos então, hoje, de duas aplicações, no caso como tenho playstore no meu telemóvel, encontrei duas aplicações, que também quem tem windows phone ou Apple também poderá procurar a ver se existem as mesmas ou até semelhantes. Falo-vos, então, da Agenda do estudante e da Agenda escolar (logótipo de ambas correspondente às imagens representadas em cima, respetivamente). Em ambas as aplicações funcionam da mesma forma como uma agenda, sendo que a única diferença é que o espaço de escrita nas aplicações é ilimitado, ao contrário do que se passa com agendas físicas. Em ambas poderão guardar o vosso horário, guardar testes, trabalhos e também coisas do vosso dia-a-dia.


5- Organizar o estudo no final do dia: Se há coisa que todos deveríamos fazer, apesar de eu própria nem sempre o fazer, era, no final do dia, depois das aulas, quando chegamos a casa passar todos os apontamentos dados no dia nas diversas disciplinas, para outras folhas. Assim, apesar de fazermos uma revisão da matéria dada, facilita-nos na hora de estudar para os testes poupando-nos também tempo para o estudo.


6- Dividir, se possível, o nosso local de estudo em diferentes áreas: O local de estudo para além de limpo deve estar sempre organizado. A dita para te escritórios, ou seja, o computador deve estar separado do local onde iremos escrever e estudar, podendo ser usado apenas o computador para complementar o nosso estudo. Ainda dentro do assunto do computador, nunca deveremos ter redes sociais abertas, pois perderemos tempo em visualizá-las, pois também acabaremos por nos distrair.


7- Manter sempre limpo e organizado o caderno/dossier: Se há coisa necessária para uma boa organização escolar é manter sempre limpo e organizado o nosso caderno/dossier onde guardamos todos os apontamentos das disciplinas. Há dias, que nas aulas, o que mais fazemos é riscar os apontamentos ou por nos enganarmos ou por não ser bem aquilo que queremos escrever, tornando assim, também, uma melhor estratégia de estudo. De forma a mante-lo organizado, especialmente no caso das raparigas, podemos também utilizar canetas de diferentes cores, 2 a 3 cores, possibilitando melhor a divisão e separação dos diferentes temas existentes na disciplina.


8- Utilizar marcadores de páginas e blocos de notas: Se há coisa que muitos de nós poderemos usar e, também, abusar, são blocos de notas e marcadores de páginas. Quanto a marcadores de páginas usamo-los mesmo para o que o próprio nome diz, marcar páginas, desde páginas em que colocamos notas, onde temos de estudar ou para onde estão coisas que nos precisamos de lembrar. Quanto aos blocos de notas, também servem para o que o próprio nome indica, deixar notas. Desde coisas que não nos podemos esquecer, explicações, datas importantes, tudo o que quisermos.

0 comentários: