Olá a todos.
Ontem, por esquecimento, planeei o post de hoje mas esqueci-me de colocar o post de domingo.
Por isso hoje, passam então a ter dois posts.
Hoje, e como no fim-de-semana passado, trago-vos uma receita bem docinha que tenho a certeza que irão adorar.
Por isso vamos lá.
Espero que gostem, beijinhos e até ao próximo post.
ingredientes: |
Ingredientes: 100 g de manteiga sem sal e bem amolecida e mais alguma para untar; 3 ovos grandes, de preferência de capoeira ou biológicos, separados; 250 g de açúcar branco fino; 100 g de farinha sem fermento; 1 colher de chá de fermento; 150 g de avelãs moídas na misturadora e mais algumas em pedaços; 2 colheres de sopa de leite; meia colher de chá de cremor de tártaro; 100 g de chocolate preto de boa qualidade (70% cacau), partido aos bocados; 150 ml de natas gordas.
preparação: |
PRÉ-AQUEÇA o forno a 180°C/gás 4. Unte bem duas formas de sanduíche com 20 cm de diâmetro.
Numa misturadora, bata a manteiga, as gemas de ovo, 100 g de açúcar branco fino, a farinha, o fermento e 100 g de avelãs. Acrescente o leite e volte a bater. Divida esta mistura pelas formas, espalhando-a uniformemente até às bordas.
Com uma batedeira elétrica, bata em castelo as claras de ovos misturadas com o cremor de tártaro, depois junte aos poucos o restante açúcar até as claras ficarem bem firmes. Envolva na mistura o resto das avelãs, divida o preparado pelas duas formas, espalhando-o com cuidado sobre a massa de bolo. Leve ao forno durante 25 a 30 minutos até alourar.
Com um espeto metálico, fure suavemente um dos bolos para verificar se está bem cozido - deve sair limpo. Deixe os bolos arrefecer nas formas, num tabuleiro de rede.
Derreta o chocolate numa tigela sobre uma caçarola de água fervente. Bata as natas até engrossarem, mas sem endurecerem. Retire os bolos das formas e coloque um deles numa travessa, virando para cima a face lisa de pão de ló, e espalhe as natas. Salpique com a maior parte do chocolate, depois coloque o outro bolo, com a face de merengue para cima. Salpique com o restante chocolate, espalhe os pedaços de avelã e sirva com uma colher de gelado de café (veja texto ao lado). Divinal!
. . . . . . . Fonte: Publicado no Jornal Expresso |
|
0 comentários:
Enviar um comentário